Página inicial > Últimas Notícias > Visita aos polos da Rede eTec Brasil-IFPA
  • Publicado: Terça, 19 de Maio de 2015, 14h48
  • Última atualização em Sexta, 29 de Maio de 2015, 16h14

Em 2014, a Rede e-Tec Brasil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA, em parceria com a SEDUC, contou com mais de dois mil alunos atuantes nos cursos de Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos e Secretária Escolar ofertados pelo Programa Profuncionário, juntamente com o curso Técnico em Informática oferecido pelo IFPA. Dessa forma, a Rede e-Tec segue abrindo portas para a educação a distância, oportunizando um ensino de qualidade cujo objetivo é promover a formação profissional técnica para os funcionários da educação. Essa formação em nível técnico é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira.

Pensando nisso, a equipe da Rede e-Tec Brasil se planejou para visitar alguns dos polos ofertantes do programa, nos meses de novembro e dezembro de 2014.

A primeira visita foi ao município de Santarém, onde os professores Leandro Pinheiro, Administrador do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e Ribamar Mouta,Coordenador Adjunto, foram recepcionados pela professora e coordenadora de Polo, Sarah Teixeira, a qual os apresentou para a Diretora de Ensino do campus no local, Edivalda Nascimento, com quem os docentes trataram de questões acerca do Sistema de Controle Acadêmico (SCA). Logo após, em Óbidos — polo visitado no período de 20 a 23 de novembro —, os professores contaram com o apoio do Diretor Geral do campus, Fernando Emmi. Nessa visita, apesar de nem todos os alunos estarem presentes, nossos professores puderam contar com um número satisfatório de discentes que fizeram um treinamento acerca de como utilizar a ferramenta AVA. Na ocasião, ainda que incialmente tenha ocorrido um rápido problema com a internet, isso não impediu que a visita ao Campus e o treinamento dado aos alunos pudesse ter sido proveitoso.

Após uma breve pausa para cumprir suas ações na Coordenação da Rede e-Tec Brasil, os professores Leandro e Ribamar seguiram em direção aos polos de Conceição do Araguaia e Santana do Araguaia, onde foram recepcionados pelos coordenadores desses polos: Elvislei Miranda e Pollyanna Pereira, respectivamente. Novamente, a prioridade era o treinamento dos tutores e alunos sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Plataforma Moodle.

“Em todos os polos fomos bem recebidos. As visitas nos proporcionaram, além de verificar o andamento dos cursos, um contato importante com a realidade dos nossos alunos. Ao chegarmos nos locais de treinamento, observamos que eles possuíam diversas dúvidas em relação ao AVA, por exemplo, sobre as postagens das atividades, metodologia da avaliação, como identificar os prazos das atividades, enfim, questões fundamentais sobre o manuseio do AVA, de maneira que nosso trabalho ali foi no sentido de sanar todas essas dúvidas. No geral, o treinamento foi concluído com êxito, e o que me leva a dizer isso é constatar que os alunos estão motivados com a modalidade a distância, o que para eles é algo novo”, relatou o prof. Leandro, ao afirmar que os alunos saíram recompensados desse treinamento.

Tendo em vista uma agenda a cumprir, as professoras Kamila Barbosa (Coordenação Geral) e Rayette Silva (Coordenação Adjunta) viajaram na primeira quinzena de dezembro para o nordeste do Pará, a fim de visitar os polos de Castanhal e Vigia, de modo a obter um contato maior com os alunos destes polos.

Ao chegarem ao Campus Castanhal, surpreenderam-se com o laboratório exclusivo para os alunos da Rede e-Tec, o qual apresentava excelente infra-estrutura, algo que estimula os estudantes a comparecerem no Polo e socializarem mais entre si e com a equipe. O Laboratório foi uma conquista obtida por meio de um projeto do Coordenador de Polo, João Canto. Em Vigia, a atuação do Coordenador de Polo, Renato Tenório, e dos tutores presencial e a distância tem dinamizado o Curso de maneira eficaz, por meio de videoconferências e outras estratégias no sentido de facilitar o aprendizado dos alunos do Curso Técnico em Informática.

Já no período de 19 a 21 de dezembro, a equipe se direcionou aos Polos de Tucuruí, Goianésia, Breu Branco e Novo Repartimento, com o intuito de se reunir com os alunos, tutores e coordenadores de polo para tirar dúvidas e ajustar algumas situações.

Por isso, caros alunos da Rede e-Tec Brasil, nossa mensagem a vocês é de estímulo, pois, em todo curso ou em qualquer nova situação, sempre haverá momentos desafiadores. Porém, não tenha dúvida: todos encerram experiências que foram longamente pensadas e planejadas para gerar um efeito positivo e direto na sua atuação como educador. Esperamos que o desenvolvimento do Profuncionário, o convívio com as equipes de trabalho e os materiais propostos tragam momentos proveitosos a você.

No decorrer de 2015 a equipe pretende visitar os demais Polos e dar continuidade com a programação.

Fotos: Leandro Pinheiro, Ribamar Mouta, Rayette SilvaTexto: Rayette Silva, Juliana Façanha, Brenno Carriço  – Equipe Multidisciplinar (Rede e-Tec Brasil)